Redes sociais: Como te destacares para os outros

“Tudo o que podemos fazer é escolher as pessoas certas, levar-lhes o trabalho certo, da forma certa e com a intenção certa…” Seth Godin, em, O Processo Criativo.

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Concordo plenamente com a frase de Seth Godin e sem perder muito tempo vou direta ao assunto. Quantas redes sociais de empresas e pequenos negócios, nomeadamente páginas de Facebook, Intagram, Linkedin, apresentam nas suas constantes publicações preço e produto?

Muitas, muitas mesmo, publicam com regularidade preço e produto, preço e produto, preço e produto….ah espera, esqueci-me da promoção!

Em redes sociais devemos olhar também para “o umbigo” dos outros

Se publicarmos conteúdos nas redes sociais “para os outros” viramos o jogo. Por norma se publicamos preço e produto estamos a pensar apenas em nós. Porquê? Porque é o que queremos vender. Queremos vender aquele determinado produto com aquele determinado preço, e queremos vender já! Mas esse “já” às vezes não é assim tão imediato quanto julgamos. Isto acontece porque estamos com uma postura de egocentrismo nas nossas redes sociais, em vez de nos preocuparmos em partilhar conteúdos realmente de valor para quem nos segue.

Definir quem são os “outros” nas tuas redes sociais

Uma vez perguntei a um amigo meu, que estava a iniciar um pequeno negócio tradicional local, qual era o seu público-alvo e ele respondeu: “Toda a gente”.

Como assim toda a gente? Desde a Carolina de 18 anos que para o ano vai entrar na Faculdade ao sr. Augusto de 87 anos que vive sozinho em casa e gosta de jogar à bisca no café da rua depois de almoço?

Podes escolher a quem pretendes chegar, quem realmente está interessado no teu produto ou serviço. Se optares por muitas pessoas indefinidas estás a desperdiçar o teu tempo. E tempo é dinheiro!

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Destaca-te nas tuas redes sociais

Pergunta:Para que serve o teu produto ou serviço?

Depois de responderes a esta pergunta com confiança, sem medos, vais encontrar benefícios do teu produto/serviço. Para criares empatia precisas deste exercício para te focares realmente no que importa para o teu público-alvo, os outros.

Vamos analisar um caso prático: António, marceneiro e restaurador de móveis

O António tem 42 anos e dedica a maior parte do seu tempo no seu pequeno negócio de prestação de serviços a nível de marcenaria e restauro de móveis. Passa os dias com as mãos sujas de dioxane e a cheirar a cera. Acorda a pensar se começa o dia a estofar a poltrona da Dª Maria ou se inicia a reparação do canapé do seu vizinho Alberto.

Que tipos de conteúdos achas que o António pode publicar nas suas redes sociais?

Não tenho conhecimento nesta área de marcenaria e restauro de móveis mas sei as advertências que me surgem muitas vezes em casa. Por exemplo as cadeiras volta e meia ficam empenadas. As portas de madeira no Inverno incham por causa da humidade. Certas peças antigas, passadas de geração em geração ganham o “bicho da madeira”. Pequenos problemas que vão surgindo nas peças de madeira que é do conhecimento de muita gente. Só não é de conhecimento de muita gente como tratar estes problemas.

As redes sociais do António podem estar direcionadas para os outros se ele não decidir “olhar só para o seu umbigo”.

Pode partilhar nas redes sociais “3 formas de tratar do bicho da madeira”. Apresentar soluções “Como arranjar cadeiras empenadas de forma simples”, ou “Conheça os produtos que ajudam a desinchar as portas”.

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Conteúdos para Redes Sociais que alteram o dia-a-dia dos teus seguidores

O António ao partilhar este tipo de conteúdos que exemplifiquei vai gerar a sensação de “mais e mais” para os seus seguidores. O grau de fidelidade dos seguidores aumenta quando estes percebem que te preocupas com eles ao partilhares o teu conhecimento. O vínculo vai se tornando mais forte

Agora tenho uma pergunta para ficares a refletir:

A quem é que tu contratarias uma prestação de serviços de marcenaria e restauro de móveis? A quem te apresenta constantes publicações nas redes sociais dos seus serviços e preços, ou, ao António que partilhou contigo os seus conhecimentos para conseguires de forma básica arranjar algumas peças em tua casa? 😊

Termino com uma frase de Jorge Coutinho “Ter Luz não é só brilhar…é iluminar o caminho dos outros também.”

Conhece todo o trabalho que é desenvolvido em gestão de Redes Sociais.

P.s. Até breve 😉

A Sardinha no meio dos tubarões 

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