A tua marca é personalizada durante todo o ano ou apenas no Natal?
O conceito da tua marca deve ser personalizado mediante as tendências de mercado e a tua audiência. Essa adaptação exige que o trabalho de branding seja desenvolvido com frequência de forma confiante. Não precisamos esperar pela a ocasião ideal, basta acreditar no processo e os resultados irão surgir.

Tu acordas bem disposto todos os dias? Ou, andas sempre vestido da mesma cor? Pois é, o mesmo acontece com a nossa marca.
A marca precisa “respirar” os valores da entidade mas pode “vestir” volta e meia novas tendências, adaptar-se às novas necessidades que vão surgindo no mercado e identificar-se com a sua audiência.
Tens o exemplo de algumas marcas que aproveitam ocasiões momentâneas para fazer campanhas com uma forte componente de branding (gestão de estratégias de marca). Por exemplo, enquanto a doença do coronavírus estiver bastante presente afetar milhares de pessoas as marcas apostam forte e feio na união familiar. É um assunto que mexe com a emoção pois todos sabemos que mais do que tudo a vida humana passou a ser ainda mais valorizada e relembrada enquanto tal. A questão das novas tecnologias e a componente da videochamada permitiu a muitas famílias estarem “presentes” em vários momentos que sem essa opção não seria possível. As empresas de vendas de equipamentos de comunicação realçaram a emoção que uma videochamada pode provocar num familiar que esteja ausente.
Todos os pormenores contam para a personalização da marca
A personalização da marca pode abranger diversos suportes e meios de comunicação. Uma vez fui à Livraria Ponte do Raro comprar uma prenda de aniversário para uma menina de 4 anos. Como não tenho muita experiência a comprar prendas para esta faixa etária pedi à Patrícia que me ajudasse.
No final da prenda escolhida chegou o momento do embrulho. Sim, literalmente o “momento do embrulho”! A Patrícia parou para dedicar o seu tempo aquele embrulho. Então, depois de envolver o presente em torno do papel e selar com fita cola colou um balão amarelo por encher no centro. Pegou num marcador preto e com meia dúzia de traços desenhou um elefante aproveitando o balão como tromba. Ficou simplesmente um mimo! Simples mas personalizado e super engraçado para uma criança, que ficou feliz não só por ter um elefante desenhado no presente como ainda ganhou um balão amarelo! Pormenor muito importante: não era época de Natal! Ou seja, a Patrícia dedica um pouco do seu tempo a personalizar cada produto da Livraria que sai para oferta em qualquer altura do ano. E cada presente que ela elabora um voto de confiança ganha.
Uma marca que transmite confiança ganha novos clientes
Todos os pormenores contam, e não apenas mencionando numa story do Instagram um cliente ou uma marca. Ou partilhando um link de uma publicação no Facebook. A Patrícia foi mais além, proporcionou um momento de conexão com o cliente através de uma experiência positiva criando um laço de fidelidade com este. Pois eu vou voltar lá!
Para terminar deixo-te um excerto do livro “O processo criativo” de Seth Godin.
“Não temos de esperar para sermos escolhidos e não temos de ficar de braços cruzados na esperança de sentir o chamamento. E, certamente, não temos de acreditar em magia para criar magia. Em vez disso, podemos tomar como modelo o processo dos criativos bem-sucedidos que nos precederam. Podemos trilhar o caminho de olhos bem abertos, confiando no processo e em nós mesmos para dar o nosso melhor contributo.”
P.S. Até breve 😉
A Sardinha no meio dos tubarões