Como tornar as redes sociais no rendimento do teu negócio?
➡️ Queres obter novos clientes através das tuas redes sociais?
➡️ Criar uma relação de proximidade e de confiança com os teus clientes?
➡️ Vender diretamente através das tuas redes sociais?
➡️ Transmitir qualidade e profissionalismo através do perfil?
➡️Teres mais tempo para te dedicares ao teu negócio?
1º Passo
Vamos definir uma Proposta de Valor para o teu negócio
Vamos definir uma proposta de valor que garanta ao teu negócio um conceito único dos teus serviços ou produtos.
Mediante o teu público-alvo (cliente ideal) definimos gostos, tendências, desejos… Não te esqueças que não falas para todas as pessoas, apenas para as que realmente vão comprar – o teu público-alvo.
Ou seja, de que forma é que te destacas da tua concorrência?
Ao definirmos uma comunicação e linguagem visual única apenas para o teu negócio os teus potenciais clientes vão pensar: “Uau, ainda não tinha visto isto em lado nenhum! Também quero!”
2º Passo:
Definir os tipos de conteúdo para cada rede social
Os conteúdos “alimentam” o teu público. Ou seja, quem entrar nas tuas redes sociais vai à procura de algo. Algo que a satisfaça, que lhe tire determinada dúvida. E tu tens de ter a resposta que ela precisa. Por isso é muito importante definir em 1º lugar o público-alvo.
Sendo assim, vamos desenvolver o tipo de conteúdo.
Que, podem ser:
➡️Dicas práticas
➡️Benefícios dos teus serviços
➡️Perguntas de interação para gerar envolvimento
➡️Histórias que envolvam emocionalmente
➡️Testemunhos de clientes
➡️Tutoriais passo-a-passo
➡️Listas com tarefas
Só depois de ofereceres algo ao teu cliente podes começar a vender.
Porquê?
Porque tens de oferecer primeiro conteúdo para ganhares a confiança do teu cliente. Após a relação estar criada já podes começar a vender o teu produto ou serviço.
Se entras numa página que só te oferece produto/serviço e preço, produto/serviço e preço, compras de imediato?
Vamos analisar um exemplo rápido:
Entras numa loja de eletrodomésticos e queres comprar uma máquina de lavar a roupa.
Chega um vendedor e diz: “Compre esta máquina! É a melhor! Compre já!”
Hum….e aí tu pensas:
“Nem me deu oportunidade de conhecer melhor a marca!”
“ E quais são os benefícios?”
“O que é que eu vou ganhar ao comprar?”
“ É super rápida?”
“Poupa na energia?”
“ O que a torna diferente de todas as outras?”
Lá está, temos de apresentar primeiro conteúdos de valor de forma a ganhar a confiança do público.
3º Passo:
Definir um Planeamento e Gestão Mensal para as tuas redes sociais
Deve ser definido um planeamento mensal do tipo de conteúdos.
Ao manter uma regularidade nas publicações estás a trabalhar duas vertentes:
1 – O envolvimento do Instagram.
Se ficas muito tempo sem publicar um conteúdo na tua página deixas de aparecer como sugestão no feed dos utilizadores.
2- A relação de proximidade com o teu público.
Ao publicares com uma frequência certa o teu público não se esquece de ti.
Dessa forma ao aumentares a proximidade com este estás a criar uma relação. E assim o momento da venda será realizado com maior naturalidade. No momento de comprar é de ti que eles se vão lembrar. Tu que estiveste sempre presente.
4º Passo:
Atenção às atualizações e necessidades diferentes de cada rede social
As redes sociais estão em constante atualização.
Temos de estar atentos a essas mudanças e realizar as devidas adaptações.
Por exemplo, o Instagram recentemente definiu uma nova atualização.
No feed, enquanto fazes scroll os conteúdos aparecem em formato retangular (formato das histórias).
E com essa alteração surge a novidade da legenda estar praticamente escondida. Apenas aparece a primeira frase da legenda.
Ao clicar sobre a legenda esta surge sobre a imagem. Ou seja, neste caso específico do Instagram o ideal é a legenda ter a primeira frase direta ao ponto, caso o utilizador não abra a legenda. Dessa forma acabou por recolher a informação principal.
Neste caso, a nossa melhor solução é colocar na imagem a informação essencial a não perder a atenção do teu público.
Agora que já te apresentei como funciona o meu processo de trabalho em redes sociais revelo-te alguns comentários de clientes a quem melhorei os seus resultados:
Vamos dinamizar as tuas redes sociais?
Clica no botão em baixo e fala comigo 😉
Dá continuidade ao trabalho que fizeste até aqui e sabe mais sobre “Proposta única de valor”