4 canais digitais para tornares a tua presença digital positiva

Estamos a chegar ao final de mais um ano. E ainda há quem não tenha uma presença digital positiva. 38% das empresas portuguesas ainda não têm presença online. É muita fruta!

presenca digital positiva

Se geres um negócio local, tens um serviço ou um volume de negócios tenho uma pergunta para te fazer:
Sentes aquele “medo” de ficar para trás? Sabes do que eu estou a falar, aquela sensação de insuficiência…
Eu odeio essa sensação, mas é graças a ela que parece que tenho “alguém a beliscar-me”. No entanto, todos os dias avanço mais um pouco de forma a atingir os meus objetivos. E se alcançar os mesmos, rapidamente surgem novos para me fazer batalhar e continuar ativa. O mesmo te acontece a ti?

Torna o sentimento numa ação

Se quisermos tratar o nosso negócio, ou serviço, ou empresa, como “eu cá, tu lá” temos de insistir e investir numa presença digital positiva. Porquê, uma “presença digital positiva” porque pode acontecer dedicarmos e trabalharmos o nosso tempo numa presença digital mas de forma negativa.

“Oh, isso a mim não me interessa, eu quero ver o meu negócio aparecer em todo o lado, quanto mais melhor!”

Hummmm, infelizmente uma presença digital positiva não se trabalha assim. Vou te dar um exemplo, se tens um serviço de entregas ao domicílio que envolva apenas Arruda dos Vinhos vais querer aparecer com a tua comunicação a pessoas que vivem em Guimarães? Ou, se tens um negócio de Dog Walking para a região de Santarém vais querer que a tua comunicação surja a pessoas que vivem em Reguengos de Monsaraz?

 

Começa pelos canais digitais

Deves começar por estar presente no máximo de canais digitais possíveis.
E quais são os canais digitais?
Existes vários, é verdade, mas vou te indicar 4 principais por onde podes começar:

– Website;
– Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Whatsapp;
– E-mail Marketing;
Google My Business.

Como tornar a presença digital positiva nos 4 canais digitais?

Depois de estares presente pelo menos nestes canais iniciamos então a tarefa de tornar a tua presença positiva.

1. Website

Para a tua presença digital positiva um website é essencial. De acordo com os dados da Anacom, o tráfego de internet móvel aumentou 25,9% .Se ainda não tens um website, está na hora de te juntares, aproveita esta onda.

Mas atenção existe vários aspetos que deves tentar ser o máximo perfecionista possível. Trabalhando no mínimo estes tópicos a tua presença digital não só se torna positiva como vais subindo no posicionamento das pesquisas.

SEO, que siginifica Search Engine Optimization, baseia- se em técnicas para otimizar a visibilidade do teu site nos motores de busca.

Aqui poderás em primeiro lugar fazer uma pesquisa de melhores palavras-chave que se adaptam aos termos que pretendes aparecer. Tens algumas ferramentas online que te ajudam bastante. Ubersuggest, Google Trends e Keywords Everywhere. Para do trabalho em torno das palavras-chaves deves otimizar todas as imagens que sobem para o teu website de forma a tornar a tua presença digital positiva. Por exemplo, imagens muito pesadas tornam o website lento e isso não vai tornar a tua presença digital positiva, mas sim negativa.

Um aspeto híper mega importante, o teu site tem ser responsivo, ou seja adaptado para diferentes dispositivos, mobile, tablet, computador…Mas o grande vitorioso é o dispositivo mobile. Campeão

Ai espera, lembrei-me de outro aspeto imprescindível. O teu website tem de ser de navegação segura. Para isso o domínio deve ter um certificado SSL e dessa forma o início do endereço do teu website será “https://” em vez de “http://”. Agora sim, passas a ter uma presença digital positiva através do teu website.

2. Redes Sociais

Em relação às redes sociais escolhe em primeiro lugar em quais é que estão o teu público. Se o teu público tem uma maior atividade no Instagram, foca-te mais no Instagram. Se ele está presente no Facebook, foca-te mais no Facebook. Mas independentemente disso, concentra-te em divulgar conteúdos que sejam de interesse para a tua audiência.

Tenta não dispersar. Às vezes caímos na tentação de publicar um conteúdo que achamos piada ou que de alguma forma irá contribuir para a nossa audiência, mas será que irá mesmo contribuir? Tenta conhecer a tua audiência a fundo, avalia as publicações que geram mais gostos. As publicações que são partilhadas também são de avaliar mas as que são guardadas são a “cereja em cima do topo do bolo”, significa que agregaram valor. Esses conteúdos que selecionares depois dessa avaliação poderás replicar e oferecer cada vez mais valor à tua audiência de forma a tornar a tua presença digital positiva.

3. Email

Por favor não envies aquele email que se baseia apenas numa imagem em corpo de texto. Escreve, escreve, escreve e escreve. Apresenta o teu serviço, produto, projeto de forma clara. Mas acima de tudo apresenta conteúdo, contextualiza, apresenta prova social, fala dos benefícios.

Em todos os emails que enviares não te esqueças de mencionar o teu endereço do website e colocar a hiperligação. Dessa forma irás estar a reencaminhar quem receber o teu email para o teu website. Isso irá melhorar o posicionamento nos motores de pesquisa. Para finalizar este tópico, não envies emails sem consentimento. Sê claro que a qualquer momento quem recebe o teu email poderá indicar que não deseja receber mais emails da tua parte.

4. Google My Business

O nosso grande “amigalhaço” que te permite ter um perfil de empresa gratuito e aparecer como destaque quando realizada uma pesquisa no Google com o nome da tua empresa, serviço, projeto, etc. Deves preencher tudo ao máximo. Endereço de website, informações de contacto, horários, e outras. E ainda tens a possibilidade de incluir imagens de forma a ilustrar e transmitir uma melhor perceção da tua oferta. Por isso, aproveita!

Claro que, como já referi, estes são alguns dos canais digitais por onde poderás começar, para tornar a tua presença digital positiva.

Começa por aqui e aos poucos a tua presença digital se tornará positiva, ou ainda mais positiva!

P.s. Até breve 😉

A Sardinha no meio dos tubarões

 

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